Polícia

Suspeitos de matar adolescente de 13 anos são presos na Fazenda Grande do Retiro

As ações ocorrem no âmbito do inquérito que apura uma morte ocorrida no início de agosto em Salvador.

Ascom-PC/Divulgação
Ascom-PC/Divulgação

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumprem, na manhã desta quarta-feira (4), mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso com atuação na Cidade Baixa e em bairros da Região Integrada de Segurança Pública Baía de Todos os Santos (Risp/BTS). Os alvos da operação são responsáveis por homicídios ligados ao tráfico de drogas.

Três mandados de prisão temporária foram cumpridos pela Polícia Civil, no bairro de Fazenda Grande do Retiro. Os homens são investigados pela participação no homicídio qualificado de Maria Eloísa Santana de Jesus, de 13 anos, no início do mês de agosto. A adolescente foi morta na Rua Mello Moraes Filho por integrantes de um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas. 

Leia também: Adolescente de 13 anos é assassinada em Fazenda Grande do Retiro

As determinações judiciais foram cumpridas na Vila Natal e em outras regiões do bairro por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação do caso, e pela Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), que prestou apoio tático. Outros seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na ação policial.

Armas e drogas

Um quarto homem foi preso em flagrante durante a operação, por ter sido localizado com armas e drogas. Os alvos serão levados para uma unidade policial de Salvador, onde serão interrogados. Eles também passarão pelos exames de lesões corporais de praxe antes de serem custodiados. 

Noventa policiais do DHPP e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) estão engajados na operação, que conta com 20 equipes. As ações ocorrem no âmbito do inquérito que apura um crime de homicídio ocorrido no início de agosto em Salvador.

"Nosso alvo é um grupo que tem atuação no tráfico de drogas de uma área na qual o comércio de entorpecentes é atualmente disputado por outras organizações criminosas, cujas ações impactam nos Crimes Violentos Letais Intencionais", afirma a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.

O trabalho investigativo e de inteligência da Polícia Civil da Bahia tem contribuído para a intensa redução do número de homicídios no estado. De janeiro a julho deste ano, foi registrado uma queda de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, índice que reforça a diminuição de 5,9% em 2022 e 6,3% em 2023.