Polícia

Suspeitos de envolvimento na morte de Mãe Bernadete entram para o Baralho do Crime

Os suspeitos foram inseridos como Ás de Ouros, carta mais alta do naipe. 

Divulgação | SSP-BA
Divulgação | SSP-BA

O “Baralho do Crime” da Secretaria da Segurança Pública da Bahia recebeu atualização nesta quarta-feira (03). Três suspeitos de envolvimento na morte da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada dentro de casa em agosto de 2023, foram inseridos como Ás de Ouros, carta mais alta do naipe. 

Segundo a SSP-BA, os foragidos são procurados pelo crime de homicídio, com envolvimento na morte da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como “Mãe Bernadete”. Entre os suspeitos, Marilio dos Santos, o “Maquinista” ou “Gordo”. Ele é apontado como uma das lideranças do grupo criminoso que age nas cidades de Simões Filho e São Sebastião do Passé. Sendo alvo da Operação Pacific, da Policia Civil, que apurou a morte de Mãe Bernadete.

Investigações indicam que o suspeito agiu como mandante e mentor intelectual da morte de Mãe Bernadete, assassinada no dia 17 de agosto de 2023, dentro da sede da Associação Quilombola Pitanga dos Palmares.

Segundo denúncia do Ministério Público da Bahia, os ideais da ialorixá e a luta para manter a ordem dentro da comunidade quilombola, passou a conflitar com os interesses dos líderes do tráfico de drogas da região.