O sistema de reconhecimento facial implantado pela Secretaria da Segurança Pública, capturou 15 foragidos da justiça, em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS), durante a semana. Quatro suspeitos foram encontrados entre a quinta (20) e sexta-feira (21), enquanto passavam em um dos pontos monitorados, na cidade de Vera Cruz.
O primeiro suspeito possuía mandado de prisão expedido pela Vara Criminal, Júri de Execuções Penais, Infância e Juventude de Cachoeira e foi achado após 92% de similaridade com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Ele foi levado para a 24ª Delegacia Territorial (DT) do município, por policiais da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vera Cruz), onde foi confirmada a validade da ordem judicial.
Já as outras três capturas aconteceram em Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista. Na capital baiana, um homicida foi localizado após um acionamento de 95% de compatibilidade aparecer nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
Após confirmação da documentação realizada pela 26ª CIPM (Brotas) o homem, que possuía mandado expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais de Salvador, foi levado para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde o documento foi cumprido.
Outras Prisões
Já por volta das 9h23 o Cicom Centro-Sul alertou às equipes da 77ª CIPM (Vitória da Conquista) que um estelionatário andava livremente pelas ruas do município. Ele foi rapidamente localizado e levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, onde o mandado expedido pela 3ª Vara Criminal da cidade foi cumprido.
Duas horas depois, em Camaçari, um terceiro alerta de 91% de semelhança. Desta vez, um homem procurado por receptação, porte irregular de arma de fogo de uso permitido e tráfico de drogas passou por um dos pontos monitorados pelas câmeras inteligentes e foi capturado por equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari).
Ele foi levado para a 18ª DT onde também teve o mandado de prisão, expedido pela Vara do Júri e Execuções Penais da cidade, cumprido.
O quarteto se une a outros criminosos com mandados de prisão por receptação, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação, roubo, homicídio, encontrados em Salvador, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Eunápolis e Candeias, entre o domingo (16) e a sexta. Desde o lançamento, 467 pessoas foram capturadas com a ajuda do sistema.