Polícia

Seis envolvidos em homicídios são localizados na Operação Neutralização

Quatro bairros de Salvador e da RMS são alvos de mandados para reprimir grupos responsáveis por homicídios

Ascom-PC/ Tony Silva
Ascom-PC/ Tony Silva

Cinco homens tiveram os mandados de prisão cumpridos na manhã desta quinta-feira (26), durante a Operação Neutralização, deflagrada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nos bairros de São Caetano, São Gonçalo do Retiro e no município de Dias D’ Ávila. O 6º alvo, entrou em confronto com a polícia, em Dias D’Ávila, e não resistiu aos ferimentos. 

“Estamos retirando de circulação envolvidos em crimes contra a vida. A disputa pelo tráfico de drogas é a principal motivação da maioria dos homicídios investigados pelas nossas unidades especializadas. A ação também tem o intuito de impedir que haja embate entre estes criminosos no Carnaval deste ano e, dessa forma, promover mais segurança nos circuitos da festa”, o diretor adjunto do DHPP. Delegado Oscar Vieira.  

Durante as ações, um dos alvos de mandados de prisão entrou em confronto com a polícia, em Dias D’Ávila. Ele foi alvejado e não resistiu aos ferimentos.  A Operação Neutralização também cumpre mandados de busca e apreensão contra integrantes de grupos criminosos envolvidos com homicídios, que rivalizam pelo tráfico de drogas. 

Operação Neutralização 
Foi deflagrada para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em bairros localizados na capital baiana. A ação, que  tem como foco principal retirar do convívio social integrantes de grupos criminosos responsáveis por Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e pelo tráfico de drogas. 

Participam das ações, mais de 150 policiais civis e militares do DHPP, do Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Inteligência Policial (DIP), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), da Coordenação de Operações Especiais (COE), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da Superintendência de Inteligência (SI-SSP).

Também atuam guarnições da Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), do Comando de Policiamento Regional da Capital e BTS, da Coordenação de Operações de Inteligência (COORDOINT) e Sessão de Operações de Inteligência (SOINT da RONDESP-BTS), da RONDESP/RMS, da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)e Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 9ª CIPM.