Realizada nas primeiras horas desta quarta-feira (19), a Operação Reciclagem resultou em quatro mortes e na prisão de oito suspeitos de integrarem a facção “A Tropa”. O de grupo criminoso atua nos bairros de Pau da Lima, Vila Canária, Vale dos Lagos e Castelo Branco, em Salvador. Além da capital baiana, a operação policial também realizou ações nas cidades de Alagoinhas e Presidente Tancredo Neves.
Assim, os quatro homens mortos foram identificados pelos prenomes de Luís Claudio dos Santos (“Lixão”), Israel de Jesus Santos (“Papel”), Roberto Rivelino Miranda Oliveira (“RR”) e Leonardo Oliveira Rebouças (“Léo Parma”).
Conhecido como “Lixão” ou “Do Lixo”, Luís Claudio foi localizado na cidade de Presidente Tancredo Neves, que fica a 178 km de Salvador. Líder da facção “A Tropa”, ele era, portanto, um dos principais alvos da operação e somava passagens por tráfico e roubo.
Em Salvador, o braço direito de “Do Lixo”, Israel de Jesus, vulgo “Papel”, entrou em confronto com a polícia no bairro de Vila Canária. Já Roberto Rivelino, apelidado como “RR”, morreu em Castelo Branco. Além disso, Leonardo, o Léo Parma, também foi a óbito na capital baiana.
Assim, a Polícia Civil informou que os quatro investigados resistiram à abordagem policial. Houve confronto e eles ficaram feridos, sendo socorridos para uma unidade hospitalar, onde já chegaram sem vida.
Operação Reciclagem
A operação conta com 64 equipes e tem a participação dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Polícia Metropolitana (Depom) e de Inteligência Policial (Dip), além das Coordenações de Operação e Recursos Especiais (Core) e de Polícia Judiciária (COPJ).
Entre os alvos estão lideranças criminosas que desempenham papel estratégico nas quadrilhas, articulando ataques a grupos rivais e coordenando atividades ilícitas. A PC investiga os suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas, bem como homicídios e roubos de veículos.
A ação também conta, sobretudo, com o apoio de equipes da Polícia Militar e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), totalizando 344 policiais envolvidos nos cumprimentos dos mandados.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.