A Bahia registrou uma queda de 36% nos roubos a ônibus entre janeiro e setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o número de assaltos a coletivos passou de 882 para 563, representando 319 ocorrências a menos.
O tenente-coronel Reginaldo Moraes, comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos, destacou a importância da integração entre o Batalhão Gêmeos, outras unidades da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), além da colaboração com a Delegacia Especializada de Roubos a Coletivos.
“A Operação Vectura, criada nesta gestão, conta com o apoio das unidades do Comando de Policiamento e Apoio Operacional, além da Ronda Noturna, que acompanha os ônibus até as garagens. Essas iniciativas têm sido essenciais para a redução dos roubos a ônibus”, afirmou.
Aparelhos celulares recuperados
Além disso, conforme a SSP-BA, a Polícia Civil reforçou as ações com a criação, em abril deste ano, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Coletivos.
Desde então, mais de 200 aparelhos celulares roubados foram recuperados, e 32 prisões em flagrante, além de 16 mandados de prisão, foram cumpridos, focando na repressão a esses crimes e na recuperação de bens roubados.