As Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico alcançaram a marca de um criminoso preso por dia, no intervalo de 1 ano. Os militares da unidade conseguiram também apreender, com quadrilhas de traficantes, R$ 51 mil em espécie, 114 armas de fogo e explosivos.
Os números correspondem ao período entre os dias 25 de maio de 2017 e 25 de maio de 2018. Foram 441 criminosos (homicidas, traficantes e assaltantes) capturados na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Atlântico, que compreende os bairros às margens e proximidades da orla de Salvador.
Na entrada da unidade todos os santos protegem os PMs
Neste mesmo período, 69 adolescentes acabaram apreendidos, 114 armas de fogo, granada e explosivos foram retirados das ruas e em 683 ocorrências drogas foram encontradas.
Major Edmundo Assemany, comandante da Rondesp Atlântico
À frente da unidade, nos últimos 365 dias, o major Edmundo Assemany ressalta a dedicação do grupo. "São 2 horas de conversa, todo dia, antes de sairmos para as ruas. Nesse momento revisamos doutrinas, debatemos ações anteriores e vamos aperfeiçoando o desempenho", contou.
Na sede da Rondesp Atlântico, localizada no bairro Costa Azul, o oficial mostrou o 'Hall da Fama'. "O quadro serve para cada equipe analisar os seus respectivos números, criando uma competição saudável. No final do ano, a guarnição vencedora ganha um presente", explicou.
O major destacou ainda o total apoio do comandante do Policiamento na Risp Atlântico, coronel Francisco Kerjean. "Somos uma tropa com treinamento diferenciado, empregada em situações sensíveis e recebemos total apoio do comando de área", finalizou.
SSP /BA/// Figueiredo