Polícia

Ronda Ciclística reforça policiamento ordinário nas ciclovias de Salvador

Esportistas e pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte contam com a atuação de mais de 80 policiais, onde há maior concentração de usuários

Vitor Barreto/SSP-BA
Vitor Barreto/SSP-BA

A Polícia Militar montou uma Ronda Ciclística que disponibiliza reforço no patrulhamento ordinário nos locais onde há maior concentração de ciclistas. Os policiais da Ronda Ciclística atuam em trio, percorrendo pequenas distâncias por meio das ciclovias, iniciativa que visa a aumentar a segurança de quem adotou o pedal como esporte ou como meio de transporte.

“ É uma unidade que atua em reforço ao policiamento ordinário realizado no bairro. Os trios são divididos para a cobertura de pequenas regiões para fazer com  que a circulação seja constante e atinja maior parte da ciclovia”, afirma o capitão Márcio Pitangueira, coordenador de Operações de Serviços Extraordinários do COPPM. 

Disse também que atuação da unidade leva em conta os horários e locais com maior movimento de ciclistas. Entre os locais de reforço estão a ciclovia do metrô e a parte da orla marítima que vai da Barra a Piatã. Além das convencionais, a Ronda Ciclística também dispõe de bicicletas semielétricas, veículo híbrido que oferece mais conforto, já que tem o motor estimulado através do movimento do pedal.