Cinco cidades da Região Metropolitana de Salvador estão há mais de 40 dias sem registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado. O município de Salinas da Margarida, que possui mais de 16 mil habitantes, lidera a estatística com 120 dias sem computar ocorrências de homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.
Também entram para a relação os municípios de Madre de Deus, que teve o último CVLI computado no dia 24 de abril, Itaparica, São Sebastião do Passé e Mata de São João, que estão há 70, 67, 46 dias, respectivamente, sem crimes contra a vida.
O comandante do Comando do Policiamento da RMS, coronel Sergio Simões, relaciona essa baixa às ações de reforço planejadas com foco na redução de CVLIs. “Empregamos equipes para realizar patrulhando a pé, bloqueios, rondas e abordagens. E essas iniciativas sempre resultam nas localizações de armas, drogas e criminosos, que influenciam diretamente para a queda dos índices criminais”, declarou.
As ações de inteligência realizadas pela Polícia Civil para desarticular quadrilhas e os inquéritos remetidos à Justiça também foram indispensáveis para a redução nos índices criminais da RMS, afirmou o coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana na RMS, delegado Guilherme Machado.