Polícia

Reconhecimento Facial chega a marca de 1.000 foragidos da Justiça localizados

O procurado foi alcançado por equipes da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra), acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP. 

NULL
NULL

O Sistema de Reconhecimento Facial (RF) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia alcançou nesta quarta-feira (16), a marca de 1.000 foragidos da Justiça localizados. O milésimo encontrado possuía mandado de prisão por homicídio e foi capturado na capital baiana. 

O procurado foi alcançado por equipes da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra), acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP. 

O homem foi apresentado na Polinter, onde passou pelo processo de identificação humana e, na sequência, teve o seu mandado de prisão cumprido.

Quatrocentos e vinte e seis pessoas foram alcançadas em 2023, representando uma média aproximada de dois foragidos capturados por dia com apoio da tecnologia.

Estatísticas do RF

Mais de 35,5% dos foragidos da Justiça presos, após serem flagrados pela ferramenta tinham ordens de captura por prática de roubos, seguidos por homicídio com 19,5%, tráfico de drogas (19,2%) e estupro com 5,4%. 

Procurados por feminicídio, estelionato, extorsão mediante sequestro, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa, assédio sexual, associação para o tráfico, furto, Lei Maria da Penha, lesão corporal e dívida de pensão alimentícia completam a lista.

"Cerca de 80% dos capturados respondem a homicídio, roubo, tráfico de drogas e estupro. Eles foram localizados pelo RF, sem a necessidade do uso da força. O investimento em tecnologia e inteligência continuará como prioridade. Parabéns a todos envolvidos no processo, que coloca a Bahia como referência mundial no uso deste equipamento", declarou o secretário da SSP, Marcelo Werner.