Polícia

Reconhecimento Facial ajuda na captura de mais sete foragidos na Bahia

Só nesta terça (8) e quarta-feira (10), sete criminosos foram alcançados com a ajuda da ferramenta, em Salvador e na cidade de Juazeiro, norte da Bahia

Poliana Lima
Poliana Lima

O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), juntamente com as polícias Civil e Militar, já tirou das ruas 498 foragidos da Justiça, por meio do Sistema de Reconhecimento Facial. Só nesta terça (8) e quarta-feira (10), sete criminosos foram alcançados com a ajuda da ferramenta, em Salvador e na cidade de Juazeiro, norte da Bahia. 

Ontem (9), na capital, três procurados pelos crimes de tráfico de drogas e roubo foram conduzidos por equipes da Polícia Militar, para a Coordenação Interestadual (Polinter), após o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) enviar os alertas de semelhança. Lá eles tiveram as identificações e os mandados confirmados. 

Em Juazeiro, um homem procurado por invasão a domicílio foi levado até a Delegacia Territorial (DT) da cidade, onde permanece à disposição da Justiça. Ele é o segundo foragido encontrado na cidade, com o auxílio da ferramenta. 

Já nesta terça (8), dois procurados por roubo e outro por porte e comercialização ilegal de armas, além de tráfico de drogas, também foram capturados.  Só no último final de semana, oito pessoas foram alcançadas com a ajuda do sistema. 

Expansão 

Lançada em dezembro de 2018, a tecnologia faz parte do projeto Vídeo Polícia, novidade pioneira no país, onde imagens de câmeras passam a gerar informações enviadas através de alertas para os Centros Integrados de Comunicações (Cicoms) espalhados por toda a Bahia.

Mais de R$ 665 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado para levar as câmeras inteligentes para 77 cidades do estado.