A origem de grande quantidade de cabos de cobre que é queimada diariamente na Travessa São José, área empresarial do bairro de Pirajá, em Salvador, é considerada alarmante. Todas as noites, vans, picapes e caminhões chegam ao local e despejam o material em via pública.
Ali, no meio da rua, rolos e mais rolos de fios são incinerados em um esquema misterioso. De onde vem o material valioso e quem são aqueles homens armados que se apropriam do local para extrair o cobre do cabeamento ninguém sabe.
"É de segunda a segunda. De onde será que procede tanto cabo de cobre?", questiona um homem que trabalha na região, em contato com o Portal Salvador FM, pedindo anonimato por medo de represálias.
Devido ao modus operandi, trabalhadores e empresários da localidade suspeitam da presença de "gente grande no esquema".
Forças de segurança
O caso foi denunciado pelo Portal Salvador FM em 11 de agosto. A prática teria cessado após a publicação, mas voltou a ser realizada após algumas semanas. À época, o Departamento de Comunicação da Polícia Militar informou que a 9ª CIPM (Pirajá) não foi acionada.
Procurada pela reportagem nesta terça-feira (5), a assessoria da Polícia Civil não localizou registros sobre o fato.
Também procurada na época, a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado e enviou equipes ao local (foto), não soube esclarecer a ocorrência.