Nesta sexta-feira (7), o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) deflagrou a quarta fase da Operação Proteger. O objetivo foi cumprir 12 mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a grupos criminosos que atuam na Gamboa e no Garcia.
Durante as ações, os policiais apreenderam balanças, balaclavas, dinheiro, drogas e embalagens para acondicionar entorpecentes no Garcia. Além disso, um foragido da Justiça de Brasília foi preso na Gamboa.
De acordo com as investigações, os alvos da operação são responsáveis por disputas territoriais nesses bairros. Eles também estão diretamente envolvidos na logística do tráfico, incluindo o armazenamento de drogas, a ocultação de armas de fogo e a articulação de ações violentas contra grupos rivais.
Equipes envolvidas
As diligências contaram com a participação de equipes do Denarc e do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). Segundo o delegado do Denarc, Guilherme Machado, os imóveis alvos das buscas eram usados para reuniões operacionais, coleta de valores do tráfico e planejamento de ataques. Portanto, a operação teve como foco desarticular essas atividades criminosas.
Primeira fase da Operação Proteger no interior da Bahia
Enquanto isso, a primeira fase da Operação Proteger no interior do estado está sendo realizada em Porto Seguro. Lá, equipes do Denarc e do Departamento de Polícia do Interior (Depin) cumpriram mandados de busca e apreensão. Como resultado, tabletes de cocaína e maconha, além de balanças e embalagens para acondicionar entorpecentes, foram apreendidos em dois acampamentos usados por criminosos. Esses locais estão localizados no litoral sul da Bahia.
Impacto das operações
Por fim, a Operação Proteger demonstra o compromisso da Polícia Civil da Bahia em combater o tráfico de drogas e a violência associada a ele. Além de desarticular grupos criminosos, as ações visam garantir a segurança dos moradores e turistas nas regiões afetadas. Dessa forma, a operação reforça a atuação estratégica das forças policiais no estado.