Na segunda-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um motociclista transitando alcoolizado. O flagrante ocorreu por volta das 16h45, quando os policiais fiscalizavam em frente a unidade operacional da PRF, em Ribeira do Pombal.
Os policiais iniciaram a fiscalização após abordarem o condutor de uma motoneta HONDA/BIZ 125.
Ao se aproximar do motociclista, a equipe percebeu um forte odor de bebida alcoólica, bem como o condutor apresentou uma certa agressividade com a ação policial. Os policiais também descobriram que ele era inabilitado.
O homem de 55 anos foi submetido ao teste com etilômetro (bafômetro), cujo resultado aferiu 0,92 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões). O teste no aparelho apresentou índice quase 3 vezes maior do valor considerado como crime que é de 0,34 mgL.
Ele foi preso em fragrante pelos crimes, em tese, de embriaguez na direção e dirigir veículo automotor sem possuir CNH, gerando perigo de dano (art. artigo 306 e 309, da Lei nº 9.503/97 – CTB). Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e apresentado à autoridade policial de plantão. As duas multas emitidas, de natureza gravíssima, somaram mais de R$ 3 mil e geraram 14 pontos na CNH do motociclista.
A PRF alerta sobre as consequências da combinação de álcool e direção e atua no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, dentre outras, com foco na redução de acidentes.