A prefeitura de Camaçari, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), realizou uma operação de retirada de barcos em abandonados e/ou danificados da praia de Arembepe. A ação se deu nesta quarta-feira (31) e revoltou pescadores locais.
Imagens recebidas pela equipe do Portal SALVADORFM mostram um dos pescadores pedindo "bom senso" dos agentes da Defesa Civil. Na imagem é possível ver que a operação contou com o apoio da Polícia Militar.
Prefeitura remove barcos em desuso em Arembepe e revolta pescadores; assista pic.twitter.com/nM6eEEjsU1
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) July 31, 2024
Segundo a Defesa Civil, a retirada dos barcos abandonados e/ou danificados atende a um anseio da população flutuante, como visitantes e turistas, bem como dos moradores da localidade, que foram prévia e devidamente ouvidos pelo órgão e, posteriormente, informados sobre a operação, que visa garantir a segurança, o bem-estar e a integridade daqueles que usufruem da praia de Arembepe, o que inclui, também, os pescadores.
Os barcos recolhidos serão transladados e dispostos numa área pública na região da Praça da Pocobeira, situada na Rua Conceição, ficando à disposição dos donos para o devido reconhecimento e reforma. O prazo máximo para a retirada e o destino das embarcações ainda está em fase de ajustes.