Polícia

Prefeitura na Bahia é um dos alvos de investigação que apura fraude de R$ 21 milhões com PIX adulterado

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação contra um grupo suspeito de fraudar pagamentos de guias de arrecadação por meio de códigos adulterados

Reprodução/Tribuna da Região
Reprodução/Tribuna da Região

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação contra um grupo suspeito de fraudar pagamentos de guias de arrecadação por meio de códigos adulterados de PIX. A ação policial é realizada em 10 estados. 

A ação na Bahia mira a Prefeitura de Ubaitaba, conforme informado pelo G1-DF. Secretários de Finanças e um advogado são investigados. Ainda são investigadas as prefeituras de Morros (MA), Serra do Navio (AP), Jacinto (MG) e Acorizal (MT).

O prejuízo ao Banco do Brasil é avaliado em R$ 21 milhões. Conforme a apuração policial, o grupo inseria códigos de barras de guias de pagamento válidas, mas adulteravam o QR Code de PIX para valores significativamente menores. As fraudes foram cometidas entre 7 e 31 de janeiro de 2023.

Os policiais civis cumprem 10 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Amapá e Goiás.

A Polícia Civil afirma que os alvos ostentavam carros de luxo e viagens para destinos luxuosos. Os alvos podem responder por crimes como invasão de dispositivo eletrônico, furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Se condenados, eles podem pegar mais de 20 anos de prisão.