A tradicional Lavagem de Itapuã acontece nesta quinta-feira (20). O evento é uma das maiores manifestações culturais e religiosas de Salvador, marcada pelo sincretismo entre as tradições católicas e afro-brasileiras. Com a presença de milhares de pessoas, incluindo devotos, grupos culturais, moradores e turistas, a festa contará com policiamento reforçado, o qual visa assegurar que todos possam desfrutar do evento com segurança e tranquilidade.
A Polícia Civil da Bahia, em conjunto com outras forças de segurança, estará à frente da Operação Lavagem de Itapuã 2025, com o objetivo de garantir a segurança, a ordem pública e a proteção de baianos e turistas durante a realização da tradicional festa.
A operação contará com mais de 160 policiais civis, incluindo a instalação de uma Delegacia Especial de Área (DEA) na região de Itapuã, ao lado da Pedra da Sereia, para dar suporte imediato à festividade.
Durante o evento, a Polícia Civil não apenas realizará o atendimento e o registro de ocorrências, mas também atuará de forma preventiva e repressiva contra crimes como furtos, roubos e violência. Equipes disfarçadas estarão infiltradas no cortejo, com o apoio de policiais em ação ostensiva, visando identificar e coibir práticas criminosas em tempo real.
O reforço do efetivo será feito por meio das equipes da 12ª DT – Itapuã, do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), que atuarão na identificação e prevenção de crimes durante os festejos.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.