Operações integradas das Forças da Segurança da Bahia resultaram na apreensão de pouco mais de quatro toneladas de maconha, cocaína e crack, em 2024. O combate às facções foi ampliado em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e nos municípios do interior.
Uma das operações de repercussão localizou cerca de 1,1 tonelada de cocaína na região da Baía de Aratu, no município de Candeias, na RMS. As Polícias Militar, Civil e Federal, além da Marinha, atuaram em parceria. Os entorpecentes estavam escondidos na estrutura de uma embarcação.
Outro ação de descapitalização do narcotráfico foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), 15º e 16º Batalhões da PM (Itabuna e Serrinha), Rondesp Sul, e 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), em Itabuna e Teofilândia. Pouco mais de 800 kg de entorpecentes foram apreendidos.
Na semana passada, uma operação da Polícia Civil desmontou um laboratório de drogas, na região da cidade de Irecê. Cerca de 400 kg de cocaína e maconha, além de seis mil munições foram retirados das ruas.
“Seguimos no combate incessante ao tráfico de drogas, atividade criminosa que tem ligação direta com homicídios, roubos, corrupção de menores, lavagem de dinheiro, entre outros crimes”, detalhou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Lembrou ainda das ações para localizar e erradicar plantações de maconha. "Foram 400 mil pés destruídos, impedindo que essa droga fosse comercializada no nosso estado. Seguiremos com o trabalho de inteligência para desarticular as organizações criminosas", completou Werner.