Após dois anos sem festa, o público soteropolitano tem sabido se divertir. Até o início da noite deste domingo (26), que é o último dia da festa de São João no Pelourinho, a polícia ainda não registrou nenhum caso de violência.
“Para a quantidade de pessoas tem sido até tranquilo. A expectativa aqui é de 30 mil pessoas por dia no circuito todo e nós tivemos até então, termos circunstâncias de vias de fato, salvo engano foram 8 ocorrências de furtos. E esses furtos, por incrível que pareça foram 7 de celulares e 1 de documentos […] Tiveram esses fatos, mas a gente não teve nenhum caso registrado de violência, o que é muito positivo. Então desde o início a gente tem considerado muito tranquila a festa”, comemorou a delegada Marita Souza, da Delegacia de Proteção ao Turista.
Ela reforçou que, na maioria dos casos, os furtos ocorreram porque o celular estava no bolso da vítima e alertou a população para evitar guardar o aparelho no local. “Facilita muito, principalmente no bolso traseiro, porque em uma aglomeração com várias pessoas e você coloca no bolso traseiro, tem a facilidade de alguém pegar e você não sentir e até de cair e você perder”, alertou.
No local, o policiamento está reforçado com postos elevados por toda a festa. “A Deltur está com o policiamento reforçado com delegados, investigadores e escrivães para qualquer fato que ocorra. A gente trabalha também a questão da inteligência, porque a gente sabe mais ou menos os pontos em que podem acontecer os fatos. Às vezes uma pessoa vem aqui registrar algum fato e de imediato a polícia vai até aquele local verificar furtos de celulares, acontecendo no mesmo lugar”, explicou a delegada.
Os dados finais serão divulgados na manhã desta segunda-feira (27) com o final dos festejos no local.