Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Porto Seguro resgataram 700 aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro no município de Mascote, no sul da Bahia.
Os agentes localizaram um imóvel abandonado, situado na localidade conhecida como São João do Paraíso, que era utilizado pelos traficantes de animais silvestres como um centro de distribuição, logística e cativeiro para os pássaros, com gaiolas e viveiros onde os animais eram armazenados .
As aves que estavam debilitadas, inclusive pássaros pertencentes a espécies ameaçadas de extinção, foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Porto Seguro, para cuidados. Os demais animais foram libertados em uma reserva de proteção ambiental.
"A atuação da PM visa não apenas à defesa do cidadão e da sociedade, mas à do meio ambiente também", pontua a major Leila Gonçalves, comandante da Cippa Porto Seguro. "Desarticulamos esse cativeiro e continuaremos combatendo os crimes ambientais que tantas consequências danosas trazem a animais e seres humanos", ressalta.