Sete unidades de uma rede de fast food foram identificadas furtando energia da rede da Coelba em cidades baianas. A operação foi de responsabilidade da Polícia Civil e de equipes da Neoenergia Coelba, que perceberam as ligações clandestinas em uma operação de combate que tinha como alvo lanchonetes, bares e restaurantes.
Em Salvador, uma unidade localizada no bairro de Itapuã teve a ligação irregular desativada na noite deste sábado (9). Além da capital baiana, há registro de que a rede tenha realizado o mesmo procedimento em Porto Seguro, Itabuna, Teixeira de Freitas e Lauro de Freitas.
Durante a operação foram recuperados 450 mil quilowatt-hora (kWh) de energia, o número é suficiente para abastecer mais de quatro mil residências durante um mês. As ligações clandestinas eram utilizadas para o fornecimento de energia dos estabelecimentos, sem a medição do consumo.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. É possível denunciar de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.