Polícia

Polícia identifica adolescentes responsáveis por ameaças a escolas na Bahia

As ações ocorreram separadamente nas cidades de Vitória da Conquista e Itarantim, ambas no sudoeste do estado

Haeckel Dias/Ascom-PC
Haeckel Dias/Ascom-PC

O trabalho de inteligência e investigação da Polícia Civil da Bahia resultou na identificação, nesta segunda-feira (10), de dois adolescentes responsáveis por ameaças de ataques a escolas no interior do estado. As ações ocorreram separadamente nas cidades de Vitória da Conquista e Itarantim, ambas no sudoeste do estado.

Em Vitória da Conquista, equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) conseguiram identificar o autor de ameaças feitas no último domingo (9) a alunos e funcionários de uma escola. A Polícia Civil informou que, assim que tomou conhecimento das informações, que foram difundidas nas redes sociais, iniciou a apuração do caso, encontrou o adolescente e, na manhã desta segunda (10), o conduziu a uma delegacia. 

O suspeito foi encaminhado, junto com seu pai, para o Núcleo para o Adolescente Infrator (NAI). Lá foi registrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) pelo ato infracional análogo ao crime de ameaça. Ainda segundo a polícia, a rede de apoio psicossocial do município, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), fará o acompanhamento do jovem.

No segundo caso, em Itarantim, funcionários de um colégio estadual registraram ocorrência na qual relataram a ameaça realizada por um perfil em uma rede social. Conforme a polícia, o perfil é de um aluno do centro educacional e, em diligência realizada no endereço do adolescente, encontraram o celular usado para fazer as postagens, além de um caderno com desenhos que remetiam ao nazismo. O jovem foi apreendido e, na unidade policial, também foi registrado um boletim pelos atos infracionais análogos aos crimes de ameaça e apologia ao crime.

A Polícia Civil acrescentou que continua monitorando as redes sociais e ocorrências registradas. Quem tiver conhecimento de ataques sendo planejados pode ligar para o número 181, do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), sem precisar se identificar.