Polícia

Polícia Federal realiza operação contra fraude no INSS na Bahia

A ação cumpre 24 mandados de prisão preventiva e outros 32 mandados de busca nas três cidades

Divulgação
Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Errantes para combater fraudes contra a Previdência Social, com obtenção indevida de Benefícios de Prestação Continuada (BPC), na cidade de Filadélfia, no norte da Bahia. Além do município baiano, os policiais investigam ainda possíveis fraudes nas cidades de Petrolina e Tabira, em Pernambuco.

A ação teve como base a delegacia da Polícia Federal de Juazeiro, no norte da Bahia. Ao longo das investigações, foram constatados 420 benefícios fraudulentamente que geraram um prejuízo de cerca de R$ 60 milhões, em valores já sacados, ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A polícia diz que a fraude era feita a partir da criação de pessoas fictícias para a obtenção indevida do BPC, que é benefício no valor de um salário mínimo, pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos ou portadoras de deficiência.

A Polícia Federal afirma que o prejuízo evitado pela operação para os cofres públicos é de aproximadamente R$ 100 milhões. A ação cumpre 24 mandados de prisão preventiva e outros 32 mandados de busca nas três cidades~.