Com o objetivo de aumentar a agilidade nos atendimentos de urgência na Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado, a Polícia Civil implantou a Central de Flagrantes Online (Cenflag Online). A medida foi confirmada em edição do Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (29).
A ferramenta passou por três meses de testes, com mais de 150 atendimentos. Em uma sala equipada com computadores, webcams, microfones e caixas de som, delegados e escrivães realizam os procedimentos e termos circunstanciados de ocorrência por meio de uma videoconferência com a delegacia física.
A Cenflag Online é acionada pela delegacia habilitada para realização de flagrante a distância, quando ocorre uma apresentação de preso ou situação deste perfil, geralmente realizada por guarnições de unidades da Polícia Militar. Ela funciona em regime de escala extraordinária, durante a semana útil, no período noturno, e nos finais de semana, em regime de plantão 24 horas.
De acordo com o delegado e responsável pelo projeto, Artur Guimarães, a dinâmica do atendimento será feita nos seguintes processos: após o registro do boletim de ocorrência, os investigadores da delegacia física informam a Cenflag Online sobre o flagrante. Em uma videoconferência com a delegacia, as partes serão ouvidas de forma remota e o procedimento será realizado.
"Guias, requisições e depoimentos serão assinados eletronicamente por todos, através do sistema Sinesp Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE). Vale salientar que, em Salvador, as ocorrências continuarão sendo atendidas pela Central de Flagrantes, de forma presencial”, explicou Artur.