Cerca de 73 animais silvestres que seriam vendidos ilegalmente em Salvador e Região Metropolitana (RMS) foram resgatados em ação conjunta da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A operação foi deflagrada na segunda-feira (9), com o objetivo de combater crimes ambientais.
De acordo com o comandante da unidade, major Sergio Dias, a ação foi iniciada na Praia do Forte e Porto do Sauipe, em pontos estratégicos para coibir o comércio ilegal desses animais. Na ocasião, 20 aves foram resgatadas e duas armas de fogo foram apreendidas.
Na terça-feira (10), 27 gaiolas vazias foram apreendidas e 53 animais resgatados no bairro de São Caetano, na Península Itapagipana e no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Nos locais as equipes encontraram dois jabutis, 14 papa capins, nove azulões, oito cardeais, cinco pássaros pretos, cinco canários da terra, quatro periquitos, três da espécie coleira, um chorão, um rolinha Fogo-Apagou, um caboclinho e um papagaio.
"É uma operação de apoio ao Inema e acontece até esta quarta-feira (11). Não houve prisões até o momento. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas)", finalizou o comandante da Coppa.