A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a operação Mali Manus, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantil no interior da Bahia. De acordo com a corporação, um homem foi preso durante a realização dos trabalhos, na cidade de Iaçu, na Chapada Diamantina.
O suspeito, que não teve o nome revelado, foi detido por estupro de vulnerável, produção e compartilhamento pela internet de material com registro dos abusos sexuais por ele contra menores de idade. Além disso, houve busca e apreensão nos endereços do autor.
A investigação foi iniciada há um ano, após a comunicação da Polícia dos Estados Unidos, no sentido de ter acessado imagens em que um homem aparece abusando sexualmente de uma criança. As publicações foram encontradas em fóruns de abusadores infantis na Deepweb.
A partir dessas informações, a PF, utilizando-se de modernas técnicas de investigação cibernética e intensiva tecnologia, conseguiu identificar o suspeito, que é parte integrante do time do município em que vive e acessa inúmeras crianças que frequentam uma escolinha de futebol no dia a dia. O abusador vai responder pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.