Polícia

PF deflagra operação contra fraudes no auxílio emergencial

PF deflagra nova etapa de operação contra fraudes no Auxílio Emergencial

Divulgação
Divulgação

Para identificar fraudes e desfazer associações criminosas que causam prejuízos aos beneficiários do Auxílio Brasil, a  Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), uma nova fase da Operação Parcela, em Feira de Santana. 

O benefício do  Auxílio Emergencial foi disponibilizado pelo Governo Federal à população carente em função da pandemia de coronavírus. Policiais cumprem medidas judiciais de busca e apreensão, afastamento de sigilo bancário e sequestro de bens, perfazendo um total de R$ 50 mil bloqueados por determinação judicial.

No aplicativo “Caixa Tem”, da CAIXA, 16 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas, com os valores depositados sendo transferidos imediatamente para pagamentos de boletos bancários emitidos em nome de terceiros, tendo os fraudadores como beneficiários finais, o que resultou em prejuízo inicial de R$ 9.600,00. 

Os fatos estão sendo apurados em inquérito policial, que teve início em 2021, com base em trabalhos de análise e inteligência realizados por equipe especializada da Polícia Federal, a partir de processos de contestação oriundos da CAIXA.

A operação é fruto da união entre a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).