A Polícia Federal (PF) cumpre 31 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão na Bahia e em outros 12 estados, em operação contra pedofilia. A ação chamada de Moikano pretende combater o compartilhamento de arquivos com imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet. As investigações tiveram início em abril de 2014, após a prisão em flagrante de um homem que era conhecido pelo mesmo nome em Itu (SP).
A rede criminosa se estendia a outros países. De acordo com a PF, ao todo, são 50 suspeitos no território nacional e 70 fora do país. Segundo as investigações, o grupo ainda trocava orientações na internet sobre como abordar e conquistar a confiança das crianças. Além da Bahia, também são alvo da operação Ceará, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. As informações sobre os suspeitos estrangeiros foram repassadas para autoridades policiais de 11 países.
Os investigados responderão criminalmente, de acordo com suas participações, por armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo pornografia infanto-juvenil, bem como por estupro de vulnerável nos casos em que se confirmarem as suspeitas de abusos sexuais de crianças.
Foto: Divulgação/ PF