Um morador do Quilombo Pitanga dos Palmares, identificado pela Polícia Civil como Sérgio Ferreira de Jesus, 45 anos, enviou áudios para traficantes da região que estimularam a execução da líder quilombola Bernadete Pacífico, mais conhecida como mãe Bernadete. Segundo o inquérito da Polícia Civil, Sérgio tem envolvimento com a extração ilegal de madeira na localidade, e teria delatado a líder quilombola aos traficantes após um desentendimento com ela.
Em áudios divulgados nesta quinta-feira (16) é possível ouvir o momento em que Sérgio Ferreira de Jesus passa informações sobre uma ação da polícia que teria sido denunciada por mãe Bernadete a um dos responsáveis pela execução.
Investigação
Segundo a Polícia Civil, Arielson da Conceição Santos, 24 anos, e Josevan Dionísio dos Santos, 26 anos foram os responsáveis por colocar em prática o plano de execução, enquanto Ydney Carlos dos Santos de Jesus, 28 anos e Marílio dos Santos, 34 anos, foram os responsáveis pelo planejamento do crime. Ao todo, seis pessoas foram denunciadas na manhã desta quinta-feira por envolvimento no assassinato.
Mãe Bernadete foi morta com 25 tiros dentro do Quilombo Pitanga dos Palmares, enquanto assistia televisão com os netos, no dia 17 de agosto.