Um foi preso nesta terça-feira (24), durante a 'Operação Holofote', deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). A prisão aconteceu com o apoio do sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
César Paulo de Morais Ribeiro foi denunciado pelo MPBA pelo homicídio de Weliton Pereira Santana, ocorrido em 6 de março deste ano às margens da BR-122, em Caetité. A investigação aponta que ele liderava uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e teria ordenado a execução da vítima, que fazia parte do grupo. Weliton foi surpreendido por comparsas e morto a tiros como parte de uma vingança motivada por dívidas com a facção.
Além da prisão, a operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Brumado e um em Vitória da Conquista. Foram apreendidos documentos, armas, munições, celulares e computadores, em endereços ligados ao empresário, incluindo sua fábrica de postes em Brumado.
César Paulo já havia sido condenado anteriormente por outro homicídio qualificado e cumpria pena em regime aberto desde junho deste ano.