Buscas na penitenciária

Operação Angerona inicia 2º dia de buscas no Conjunto Penal de Feira de Santana

Mais de 250 homens da Polícia Penal e do Batalhão de Polícia de Choque estão atuando nas buscas nas celas.

Foto: Tony Silva
Foto: Tony Silva

Deflagrada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a Operação Angerona iniciou o segundo dia de buscas no Conjunto Penal de Feira de Santana, nesta terça-feira (22).

Mais de 250 homens da Polícia Penal e do Batalhão de Polícia de Choque (BPchq/PMBA) estão atuando nas buscas nas celas. Durante as ações, as buscas são feitas com auxílio da inteligência penitenciária, preservando os direitos dos custodiados.

As equipes de intervenção entram no pavilhão, colocam os custodiados em posição para o procedimento e de forma ordenada é feita a saída das celas, para que sejam iniciadas as varreduras.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o objetivo é manter todos em segurança para que as buscas sejam precisas, preservando a integridade física, a dignidade da pessoa humana, para internos e policiais. Até o momento, todas as atividades foram realizadas sem nenhuma intercorrência.

Sobre a operação

Os trabalhos nos pavilhões são realizados por equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP/SEAP) e do (BPchq/PMBA)com o seu canil, tendo o apoio dos Policiais Penais, que auxiliam as buscas nos cômodos. No primeiro dia das ações, celulares, dispositivos eletrônicos e porções de drogas foram apreendidos.

A Seap coordena a Operação Angerona por meio da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), com a atuação também da Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CMEP), Grupo de Segurança Institucional (GSI) e a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP).

A operação também integradas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) integram as ações.

A Polícia Militar também atua com o Grupamento Aéreo (Graer), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Rondesp-Leste, Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE / Leste), Companhia Independente de Polícia de Guarda de Feira de Santana (CIPG) e Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana.