Segurança e fé

Marcelo Werner reforça ações da SSP durante Lavagem do Bonfim e garante maior planejamento dos últimos anos

Pela primeira vez, a SPP montou uma central de vídeomonitoramento na Colina Sagrada

Foto: Vagner Souza/PSNotícias
Foto: Vagner Souza/PSNotícias

Baianos e turistas devotos que forem à Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16), contarão com um esquema de segurança especial montado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ao PSNotícias, o secretário Marcelo Werner reforçou as ações destinadas ao evento tradicional.

Durante a operação especial pra o evento serão mais de dois mil policiais e bombeiros que estarão à disposição da população. Além disso, alguns policiais infiltrados da Polícia Civil também atuam em locais que apresentam o maior índice de ocorrência, em especial de furtos.

“Um dia de fé, um dia que a gente celebra Senhor do Bonfim. Um um momento que a população toda e cada vez mais turistas vem para nossa capital para fazer esse essa procissão. Para isso a gente garantiu um maior planejamento da segurança dos últimos anos. Em locais de aglomeração a gente tem colocado cada vez mais policiais infiltrados”, reforça o secretário de Segurança Pública da Bahia.

Outra ação para reforçar a segurança das pessoas que passarão ao longo do dia pela Lavagem do Bonfim é a utilização da tecnologia. Assim, pela primeira vez, a SSP montou uma central de vídeomonitoramento na Colina Sagrada, com o objetivo de ampliar a cobertura de imagens.

Ao todo, serão cerca de 80 câmeras fixas e móveis, além de Plataformas de Observação Elevada (POE), utilizadas no percurso entre as Igrejas da Conceição da Praia (bairro do Comércio) e do Bonfim.

“Reconhecimento facial que vem trazendo cada vez mais frutos. Já são mais de 112 pessoas alcançadas em 2025, a média de mais de sete pessoas presas por dia. Os oito acessos da Colina Sagrada estão cobertos com o sistema de monitoramento, uma central de monitoramento colocada em comunicação constante com o centro integrado de comando e controle. 22 órgãos públicos e também de concessionárias já estão em funcionamento pra atender qualquer tipo de ocorrência que possa acontecer no circuito, nós temos feito cada vez mais esse tipo de atuação integrada, é um uma atuação forte que a gente vem realizando”, explica Marcelo Werner.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.