Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática dos delitos de falsificação de documentos públicos, a Polícia Federal deflagrou a Operação Simulatum, na manhã desta quarta-feira (14), no município de Juazeiro. São cumpridos 2 mandados de prisão preventiva, 5 de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão na Bahia e Pernambuco.
A operação investiga um grupo que realiza falsificação da Carteira Nacional de Habilitação e de identidade, além de fraudes no Auxílio Brasil, FGTS e no Auxílio Emergencial. A ação contou com a participação de mais de 50 Policiais Federais.
Segundo apurou, as fraudes relacionadas à comercialização de Carteira Nacional de Habilitação, estima-se que os investigados auferiram cerca de R$ 5 milhões, quantos as fraudes aos benefícios assistenciais, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 2 milhões.
Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, estelionato majorado, falsidade de documentos públicos e uso de documentos falsos.