Polícia

Homicida localizado com auxílio da cadela Kyra

É o primeiro caso em que se elucida um crime na Bahia, com a ajuda de cães em busca de pessoas por odor específico

NULL
NULL

Com o apoio da cadela ‘Kyra’, da raça Pastor Belga Malinois, a Polícia Militar, através de guarnições do Pelotão Tático Operacional (Peto) Rural e do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da 33ª CIPM, prendeu terça-feira (18), na zona rural de Valença, um latrocida, com mandado de prisão em aberto, expedido pelo Juízo de Direito da Comarca de Taperoá. Ele estava escondido num barraco abandonado, armado com um rifle e em companhia de dois parceiros, com os quais praticou diversos assaltos a mão armada na região.

Sua localização foi possível graças ao cheiro do autor e da eficiente atuação de ‘Kyra’, segundo afirmou o comandante da 33ª CIPM, tenente-coronel Alexandre Costa de Souza. “Quando do cometimento do delito, foi feita a coleta do material encontrado na cena do crime e, com o recurso do Mantrailing – técnica que consiste em apresentar ao cão o odor da pessoa para iniciar as buscas – a cadela, pela amostra do cheiro do autor encontrada na faca por ele utilizada,  conseguiu trilhar o caminho percorrido por ele”, explicou Souza, garantindo ser este o primeiro caso de elucidação de crime no estado, com a ajuda de cães em busca de pessoas por odor específico. 

Após concluir as diligências, que se estenderam pelas localidades do Orobó, Bonfim, Km 55 e Três Missas, juntamente com o material apreendido (rifle, três celulares e dois relógios), a Polícia Militar encaminhou o trio para a Delegacia Territorial de Valença, onde foi autuado por prática de roubo e posse ilegal de arma. Conforme esclareceu o titular da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), delegado José Raimundo Neri, o latrocida furtou, na última segunda-feira (17), uma motocicleta na estação rodoviária do município e a utilizou para praticar seis roubos.

SSP – BA // Itatiaia Fernandes