Polícia

Homicida e traficante são presos com ajuda do Reconhecimento Facial na RMS

Os casos aconteceram neste sábado (3)

Alberto Maraux
Alberto Maraux

Um suspeito de homicídio e um de tráfico que andavam pelas ruas de Salvador e Camaçari, na Região Metropolitana (RMS), e tinham mandados de prisão foram capturados após passarem por pontos monitorados pelas câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os casos aconteceram neste sábado (3).

O primeiro acionamento aconteceu por volta das 10h40, após a tecnologia apontar 92% de similaridade. O homem, que possuía mandado de prisão expedido pela 1ª Vara de Tóxicos, Acidentes de Veículos e Delitos de Imprensa de Feira de Santana, foi abordado por equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari).

Após a verificação dos documentos, o homem foi levado para a 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari) e logo após encaminhado para a sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde teve o mandado cumprido.

Cerca de três horas depois, um novo acionamento apontou que um acusado de homicídio passou por uma das câmeras de monitoramento da SSP. A tecnologia alertou 95% de concordância com imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Uma guarnição da 2ª Companhia Independente da PM (CIPM/Barbalho) encontrou o suspeito, verificou os documentos e, após confirmação, levou o homem para a Polinter. 

Ele teve o mandado de prisão expedido pelo 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador cumprido. 

Com essas prisões subiu para 412 o número de criminosos encontrados com o auxílio da ferramenta da SSP.