Durante o fim de semana, equipes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) localizaram quatro homens com mandados de prisão por violência doméstica e tentativa de feminicídio, em Salvador, durante a Operação Sumé.
Na sexta-feira (20), no bairro da Paz, os policiais cumpriram o primeiro mandado contra um homem com prisão preventiva decretada por violência doméstica. No sábado (21), eles localizaram outros dois alvos: um no bairro Luiz Anselmo e outro no Hospital Geral do Estado (HGE). No hospital, os agentes prenderam o suspeito após identificá-lo como vítima de disparo de arma de fogo.
Já neste domingo (22), os policiais prenderam um homem no bairro Fazenda Grande, acusado de tentativa de feminicídio.
Balanço de 2024
Até o início de dezembro deste ano, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher registraram 872 autos de prisão em flagrante (APFs), 92 autos de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional (AAFAIs), mais de 6 mil medidas protetivas solicitadas e 1.572 prisões realizadas. Foram também instaurados 11 mil inquéritos policiais e enviadas 7.349 remessas à Justiça.
“O trabalho integrado das nossas delegacias especializadas demonstra o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos mais vulneráveis e o enfrentamento à violência. Estamos cada vez mais aprimorando nossas estratégias e fortalecendo nossa presença para garantir justiça e segurança à população”, afirmou Maurício Moradillo, delegado coordenador de operações do DPMCV.
As diligências da Operação Sumé seguem em andamento, com o objetivo de localizar novos alvos e combater crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade.