Um homem foi preso em Salvador, nesta segunda-feira (18), por suspeita de executar o golpe do “falso consórcio”. Diego Vinícius Costa Cruz a responde por estelionato, apropriação indébita e associação criminosa por vender cartas de consórcio falsificadas e prejudicar, pelo menos, 35 pessoas.
A Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão preventiva contra o suspeito que, desde 2019, reúne diversos processos por estelionato. Em depoimento, Diego admitiu os golpes e revelou os nomes de empresas utilizados, títulos, endereços e CNPJs, que se modificavam após as denúncias.
No momento, o consórcio se apresenta como Global Intermediação Veicular. No entanto, anteriormente, ele utilizou nomes como Global Car, RD Consórcio, Rei do Consórcio, Libera Crédito, Consórcio e Financiamento.
Envolvimento de familiares no esquema de falso consórcio
Diego foi o único alvo da operação, mas a polícia suspeita que outras pessoas agiam com ele. Segundo a Polícia, funcionários e membros da própria família de Diego atuavam conjuntamente.
Durante a operação, agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nos bairros de Castelo Branco e Brotas e confiscaram um carro, uma moto, uma maquineta de cartão de crédito, duas chaves de carro, um celular e um notebook, além de documentos referentes a consórcios.
Os elementos passarão por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o suspeito seguirá à disposição da Justiça.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.