Uma operação conjunta foi realizada na quarta-feira (28) e na madrugada desta quinta-feira (29), com o objetivo de prevenir e coibir a guerra de espadas no bairro de Periperi, em Salvador. Mesmo com a conclusão da operação, o policiamento seguiu intensificado em toda localidade. Como resultado dessas ações, um homem foi preso em flagrante após solta uma espada que atingiu uma viatura e um carro de reportagem de uma emissora de televisão. Com ele foram encontradas e apreendidas cinco espadas intactas.
Das 14h às 20h de quarta-feira (28), a 18ª CIPM realizou, com apoio do Esquadrão de Motociclistas Águia e da Transalvador, blitze e abordagens na Rua Doutor Barreto. Foram abordadas 155 pessoas e 100 veículos quatro e duas rodas. Também foram autuados 64 veículos e motos e 25 foram removidos.
Das 18h às 3h desta quinta-feira (29), a 18ª CIPM, com apoio do Batalhão de Choque, do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (Batamo) e do Comando de Policiamento Regional da Capital – Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS), seguiu em operação na prevenção à guerra de espadas na rua Dr. Almeida, na praça principal da Urbis e adjacências, com rondas e ponto base, com o objetivo de garantir a segurança da população de Periperi. Ninguém foi preso durante essa atuação.
Flagrante
Às 6h de hoje (29), na sequência da intensificação do policiamento, durante rondas, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp BTS localizaram um grupo de homens praticando guerra de espadas. Um homem foi flagrado ainda com o artefato aceso em mãos, que ao ser lançado, atingiu a viatura, além de um carro da imprensa que estava presente no local.
Após a realização da abordagem, foram localizadas com ele cinco espadas ainda intactas. O indivíduo, assim como o material apreendido, foram encaminhados até a Central de Flagrantes para adoção das medidas legais cabíveis.