Polícia

Homem é flagrado em ônibus com quase 50 pássaros amontoados em gaiolas; três aves morreram

Um homem de 45 anos foi preso após ser flagrado no interior da Bahia com 48 aves silvestres dentro de um ônibus interestadual. O coletivo seguia do Mato Grosso do Sul para Arapiraca, em Alagoas.

Divulgação/PRF
Divulgação/PRF

Um homem de 45 anos foi preso após ser flagrado com 48 aves silvestres dentro de um ônibus interestadual. O flagrante aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano.

Durante a fiscalização, os pássaros popularmente conhecidos como 'Coleirinho' foram encontrados aglomerados em pequenas gaiolas. 

Conforme relatado em nota pela PRF, "a situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros, além disso foi observado que a higienização era precária. Três pássaros foram encontrados mortos".

Presente

Em conversa com os agentes, o passageiro assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Também admitiu que não possuía autorização e nem a guia de transporte para criação. Segundo ele, os pássaros foram capturados na cidade de Aparecida do Taboado, em Alagoas, e seguiam para a cidade de Escada, em Pernambuco. O homem afirmou que as aves seriam dadas de presente para amigos.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente.

Ainda segundo informações da PRF, as aves estavam muito debilitadas e estão sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista (BA) e serão devolvidas ao habitat natural quando estiverem aptas.