Polícia

Governo da Bahia vai conceder medalhas para quem contribuir com medidas de inteligência para Segurança Pública

Ao todo, 20 exemplares da honraria serão concedidos por ano, número que pode ser ampliado após análise

Divulgação/SSP-BA
Divulgação/SSP-BA

O Governo do Estado instituiu, em decreto publicado nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial do Estado, a Medalha do Mérito da Inteligência de Segurança Pública.  A medida visa reconhecer os esforços de personalidades, civis e militares, e instituições, públicas ou privadas, que contribuem de forma substancial para o desenvolvimento de atividades de inteligência.

Ao todo, 20 exemplares da honraria serão concedidos por ano, número que pode ser ampliado após análise. De acordo com o texto, o indicado à medalha deverá ter os relevantes serviços prestados detalhados no ato da indicação.

A outorga da honraria acontecerá, uma vez ao ano, no dia 6 de setembro, data em que se celebra a atividade do profissional de inteligência.

Feita em metal, de forma círcula, a medalha representará perfeição, união, plenitude, movimento, expansão descritas nos principais da atividade de inteligência: amplitude, interação, permanência e precisão. Na insígnia também estarão representadas a Agência Central de Inteligência do Sistema de Segurança Pública, os setores de inteligência das Polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, frisou a importância do ato  para reconhecimento das atividades, que norteiam decisões importantes na busca da prestação de um serviço cada vez mais preciso para o cidadão baiano. " Atuamos sob o eixo dos três 'Is', Investimento, Integração e Inteligência. A Medalha do Mérito da Inteligência de Segurança Pública foi pensada para reforçar e reconhecer aqueles que, juntamente com a SSP, lutam por uma Bahia segura para todos", ressaltou o gestor.