Uma turma de futuros oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) formada por 74 alunos, sendo 62 homens e 12 mulheres, receberam, em solenidade cívico-militar nesta terça-feira (10), o Espadim Tiradentes, arma símbolo do aluno-a-oficial. O evento aconteceu na Vila Policial Militar do Bonfim.
"Muitos serão os desafios durante a caminhada até que seja alcançado o tão almejado oficialato da nossa Corporação, mas tenho certeza de que não faltará paixão nem entusiasmo, pois acima de tudo, sei que os senhores e as senhoras acreditam na missão pela qual lutamos: a paz social", ressaltou o comandante-geral, coronel Paulo Coutinho.
O patrono da turma, coronel Antônio Ferreira Fontes, foi homenageado in memoriam, representado pela família, durante o evento que contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral, de autoridades e de familiares dos futuros oficiais.
Em destaque, o primeiro colocado da turma recebeu o Espadim das mãos do coronel Coutinho, os demais receberam dos respectivos padrinhos e madrinhas, ato que acontece no ano de ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e que marca o início do primeiro período acadêmico como novo integrante na corporação.
O Espadim é devolvido simbolicamente somente na formatura, após três anos de curso. Em seguida, os aspirantes passarão por um estágio de um ano nas unidades operacionais e então serão alçados ao cargo de 1º tenente.