Sem resposta

Fuga de 16 detentos do presídio de Eunápolis completa um mês sem recapturados

Os fugitivos conseguiram escapar da unidade prisional no último dia 12 de dezembro

Nucom/Seap
Nucom/Seap

A fuga dos 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo Sul da Bahia, completou 30 dias. Os fugitivos conseguiram escapar da unidade prisional no último dia 12 de dezembro e até o momento nenhum foi recapturado. 

A fuga contou com apoio de um grupo fortemente armado, que invadiu o Conjunto Penal e trocou tiros com os agentes de segurança. O ataque contou com uso de armamento pesado, incluindo pistolas e fuzis.

Na semana passada, um acampamento improvisado que pode ter sido utilizado por um dos fugitivos. Segundo a Polícia Civil, equipes do Setor de Investigação (SI) da Delegacia Territorial de Eunápolis, e de policiais da 23ª Coorpin, realizaram diligências para localizar Anailton Souza Santos e encontraram um acampamento nos fundos da residência de seus familiares, em uma área de mata conhecida como Boqueirão.

O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, reforçou que o trabalho de investigação em torno do caso continua, com apoio da Polícia Civil da Bahia.

“A gente continua com trabalho de investigação. É ruim da minha parte falar da parte do colega, mas sei dos investimentos que estão sendo realizados. Houve a mudança dos diretores das unidades prisionais de Eunápolis e de Jequié, uma estratégia de fortalecimento. Estaremos sempre à disposição para fortalecer esse trabalho integrado, não só para evitar fugas como também para fazer isolamento desses líderes de facções”.

Mortes de envolvidos em fuga

Um dia após o registro da fuga, três suspeitos morreram em confronto com a polícia. Entre eles  Fernando Correia Santos, de 35 anos, e David Silva Souza, de 32.

Além disso, a polícia prendeu um dos suspeitos de colaborar com a fuga, que confessou participação direta no ataque, revelando que receberia R$ 5 mil pela ação criminosa.

Afastamentos

Após a fuga dos 16 detentos, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Castro, decidiu afastar por 30 dias a diretora Joneuma Neres, o diretor-adjunto Elton Rocha. Também foi afastado o coordenador de segurança da unidade, que não teve o nome divulgado.

Medidas de segurança

A Secretaria de Administração Penitenciária realizou a  transferência de Reinaldo Pereira Souza, vulgo ‘Rena’, para Salvador. Ele é apontado como uma das lideranças da facção ‘Primeiro Comando de Eunápolis (PCE)’.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.