'De Volta Para o Futuro'

Força-tarefa deflagra operação contra fraudes no INSS na Bahia

Os envolvidos podem responder por crimes de estelionato, organização criminosa e inserção de dados falsos

Força-tarefa deflagra operação contra fraudes no INSS na Bahia
Foto: Divulgação/PF

Uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), GAECO/MPF e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (INSS), deflagrou, nesta terça-feira (3), a Operação De Volta Para o Futuro, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que fraudava benefícios previdenciários em Itaberaba, na Chapada Diamantina.

A ação cumpre 13 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva nos municípios de Itaberaba, Feira de Santana e Salvador. As investigações continuam em andamento para identificar outros membros do esquema criminoso.

As investigações, que começaram há seis meses, revelaram a concessão indevida de aposentadorias urbanas e rurais por meio da inserção de vínculos trabalhistas falsos no sistema do INSS.

Duas servidoras lotadas na Agência da Previdência Social em Itaberaba eram responsáveis pela inclusão de registros falsificados, criando vínculos trabalhistas não comprovados e retroativos, a fim de justificar os benefícios fraudulentos.

Além da concessão de aposentadorias irregulares, as servidoras inseriam datas retroativas para aumentar os valores dos benefícios, o que resultava no pagamento de altos valores retroativos.

Em outro desdobramento da fraude, uma das servidoras gerava ordens de pagamento duplicadas, autorizando a emissão de créditos indevidos.

A investigação também identificou que diversos familiares e conhecidos das servidoras eram beneficiários dos pagamentos fraudulentos, além de intermediários que indicavam pessoas para receber os benefícios fraudulentos, repartindo os lucros da operação criminosa.

De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária, o valor já desviado supera R$ 9 milhões, e o prejuízo evitado, com a desarticulação do grupo, está estimado em mais de R$ 24 milhões.