A Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Vitória da Conquista, concluiu nesta quinta-feira (24) o inquérito que apurou crimes praticados por um fisioterapeuta e uma farmacêutica. A investigação teve início após duas mulheres sofrerem graves lesões durante procedimentos estéticos realizados em uma clínica localizada no centro da cidade.
Assim, uma das vítimas ficou com deformidade permanente e incapacidade para as atividades habituais por mais de 30 dias. Além disso, a segunda paciente apresentou hipersensibilidade e dor abdominal, com igual período de afastamento de suas ocupações. Os procedimentos ocorreram em maio de 2024 e janeiro de 2025.
Dessa forma, durante a 15ª fase da Operação Unum Corpus, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na clínica. Os policiais encontraram com validade vencida, ausência de alvará sanitário e diversas irregularidades. Entre elas, a utilização de um micro-ondas doméstico para aquecer seringas contendo plasma, que chegaram a explodir dentro do aparelho. Os agentes interditaram quatro salas e apreenderam o celular do fisioterapeuta.
As investigações também constataram que o fisioterapeuta direcionava as pacientes a uma farmácia específica para a compra de medicamentos manipulados, com nomes fantasia de fórmulas, sem a indicação clara de compostos ou dosagens. Isso impossibilitava a cotação em outras farmácias e comprometia a segurança do tratamento.
A farmacêutica, responsável técnica pela farmácia de manipulação, foi indiciada por falsificação de produto destinado a fins terapêuticos e propaganda enganosa.
Por quais crimes o fisioterapeuta e a farmacêutica vão responder:
O fisioterapeuta ficou indiciado por dois crimes de lesão corporal grave, um de lesão gravíssima, exercício ilegal da medicina, falsificação de produto terapêutico e propaganda enganosa. Já a farmacêutica responderá por falsificação de produto destinado a fins medicinais e propaganda enganosa.
Ambos respondem em liberdade. A PC encaminhou a conclusão do inquérito ao Poder Judiciário, ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (Crefito-7) e ao Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA).
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.