A Justiça determinou, após audiências de custódia, nesta sexta-feira (6), a prisão temporária de todos os suspeitos detidos na Operação Falsas Promessas. As audiências foram conduzidas pelas varas especializadas do crime organizado. Dentre os presos estão o influenciador digital Ramhon Dias de Jesus Vaz e o rifeiro José Roberto Nascimento, mais conhecido como Nanan Premiações.
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD).
Ao todo, 21 audiências foram realizadas, resultando na decisão de manter os investigados sob custódia por um período inicial de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias, conforme o andamento das investigações.
Além de Nanan e Ramhon Dias, passaram por audiência de custódia nesta sexta-feira no Fórum Criminal da Sussuarana, Marcos David Nascimento, Elaine Marcia Nascimento Santos, Gabriel Amorim Fonseca, David Mascarenhas Alves de Santana, Jefferson Pereira da Silva, Jamile Nunes Santana, Joabe Vilas Boas Bonfim e Gabriela da Silva Nascimento (esposa de Nanan).
Mães em prisão domiciliar
Três investigadas, mães de crianças menores de 12 anos, tiveram o benefício da prisão domiciliar concedido. No entanto, essa medida está condicionada a restrições, incluindo monitoração eletrônica, proibição de se ausentarem do território nacional e entrega dos passaportes. Também foi estipulado o pagamento de fiança para a concessão da medida cautelar.
A Operação Falsas Promessas visa desmantelar um esquema de corrupção, bem como descapitalizar as organizações criminosas que utilizam esquema de jogos e a lavagem de dinheiro para o tráfico de drogas, inclusive adquirindo bens de valor.