Nomeada em março de 2024

Ex-diretora do Presídio de Eunápolis investigada por facilitar fuga de presos estava no cargo há nove meses

Ela foi nomeada para a função em março de 2024, tornando-se a primeira mulher a liderar um presídio masculino no estado

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Joneuma Silva Neres, ex-diretora do Complexo Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, presa por suspeita de facilitar a fuga de presos da unidade, ocupava o cargo há apenas nove meses. Ela foi nomeada para a função em março de 2024, tornando-se a primeira mulher a liderar um presídio masculino no estado.

Em audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (24), a defesa de Joneuma tentou pedir sua soltura alegando que ela está grávida, mas o argumento foi rejeitado pela Justiça. Após passar por exames legais, ela será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde atuou como agente penitenciária antes de ser promovida.

A trajetória de Joneuma no sistema penitenciário da Bahia teve crescimento contínuo. Em 2023, ela substituiu uma colega em período de férias no cargo de coordenadora do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Já em agosto de 2024, quando estava à frente do presídio de Eunápolis, ela foi promovida por mérito de classe dois para classe três. No entanto, pouco depois da fuga, foi exonerada do cargo, com a decisão sendo anunciada em 7 de janeiro.

Investigação aponta que, além de facilitar a fuga, Joneuma estava envolvida com uma organização criminosa da região. Durante a operação que resultou em sua prisão, a polícia apreendeu celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie.

O ex-coordenador de Segurança do Presídio de Eunápolis também foi preso nesta sexta-feira (24). O homem, que estava foragido da Justiça, foi encontrado na BR-101, na cidade de Governador Mangabeira, no Recôncavo da Bahia. Durante a prisão, os policiais apreenderam um carro e um celular.

O ex-coordenador de Segurança, afastado do cargo após a fuga de 16 detentos em dezembro de 2024, possuía mandado de prisão. A polícia o levou para a Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus, onde ele seguirá com os trâmites legais.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.