Polícia

Envolvido em sequestro, criminoso morto na Valéria foi beneficiado com saída do Dia dos Pais

O suspeito e mais três comparsas morreram em confronto com equipes policiais

Divulgação PC
Divulgação PC

Um dos quatro criminosos envolvidos no sequestro de um comerciante no bairro de Nazaré, em Salvador, no sábado (12), foi beneficiado com a saída temporária do Dia dos Pais. O suspeito e mais três comparsas morreram em confronto com equipes das polícias Civil e Militar, no bairro de Valéria. 

De acordo com a assessoria da PC, José Mateus Monteiro de Oliveira, de 27 anos, cumpria pena na Colônia Penal Lafayete Coutinho e deixou a unidade na terça-feira (8). 

Ainda segundo a Polícia Civil, o outro resistente identificado é Lucian Dias Santos, de 34 anos, cujo histórico criminal registra passagens por violência doméstica e familiar, além de roubo. Os demais resistentes à ação dos policiais ainda não foram identificados. 

Com o grupo foram apreendidos uma pistola ponto 40, dois revólveres calibres 38 e um 32, além de munições dos diversos calibres. Conforme as informações iniciais, os autores integravam uma facção criminosa. 

Resgate

O comerciante sequestrado foi resgatado, socorrido e levado aos familiares por policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). Durante as ações, que contaram com o apoio de guarnições da Polícia Militar, quatro homens entraram em confronto com os policiais, foram feridos, socorridos para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram. 

O primo da vítima agradeceu aos policiais. “Temos que reconhecer todos os esforços realizados durante todo o dia, para identificação do paradeiro do meu primo. Também reconhecer a qualidade e o empenho destes policiais para que meu familiar regressasse a casa são e salvo. Sem dúvida para filhos do meu primo será um dia dos pais muito especial”, afirmou. A vítima passou por exames de lesões e o material apreendido foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

As ações tiveram o apoio de policiais militares das Rondas Especiais (Rondesp), Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 31ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM, e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).