Mandados de prisão preventivas e de busca e apreensão são cumpridos na segunda fase da Operação Descontaminação. Deflagrada em Salvador e em Lauro de Freitas, na manhã desta terça-feira (20), a operação investiga uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de entorpecentes, através do modal marítimo, com utilização de contêineres armazenados no Porto de Salvador, e que teria destino portos da Europa.
De acordo com as investigações da PF, a organização criminosa incorporava funcionários do porto de Salvador, para colocar cocaína em contêineres. Em vários casos, essa droga era transportada para países da Europa, através dos navios. As apreensões ocorreram em operações conjuntas da Polícia Federal e Receita Federal.
A primeira fase da operação foi iniciada em abril deste ano. Na época, oito pessoas foram presas no estado baiano e também em São Paulo. Além disso, mandados são cumpridos em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina.
Com a operação, já foram apreendidos 3591 quilos de cocaína, sendo 3333 quilos no Porto de Salvador e 258 quilos no Porto de Rotterdam, na Holanda. Além disso, 165 quilos de cocaína, que seriam levados à Europa, também foram apreendidos em flagrantes.