Segurança Pública

Duas pessoas são presas durante eventos de pré-Carnaval em Salvador no sábado; saiba detalhes

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), policiamento reforçado fez com que eventos não registrassem crimes graves

Duas pessoas são presas durante eventos de pré-Carnaval em Salvador no sábado
Foto: Jeferson Silva

Duas pessoas foram presas e 13 crimes de furto foram registrados no sábado (22), durante as festas de pré-Carnaval, em Salvador, na orla da capital baiana (Fuzuê) e no Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico da cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), dos detidos, um foi flagrado após um furto e o outro preso por descumprimento de medida protetiva de urgência. Por outro lado, o órgão reforçou que não houve delitos registrados de crime grave contra a vida e de roubo nos dois locais.

Ainda conforme a SSP, ações preventivas e de inteligência foram realizadas pelas Forças Policiais e de Bombeiros garantiram a manutenção da paz nos festejos de pré-Carnaval.

Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e de Inteligência de Segurança Pública (CIISP) acompanharam as festas. Em funcionamento 24h por dia, o Disque Denúncia (181) recepcionou informações dos festejos.

Fuzuê abriu pré-Carnaval na orla no sábado

Foi dada a largada para a maratona de Carnaval em Salvador, no sábado (22), com a realização do Fuzuê, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). Até o Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 5 de março, serão 12 dias consecutivos de festa na cidade.

A tarde/noite de ontem foi marcada pela principal característica do Fuzuê, movimento sem cordas que leva tradicionais bandas de sopro, percussão e grupos culturais diversos para a Avenida Oceânica. O evento antecipou, para baianos e turistas, um pouco da magia e animação da folia na capital baiana, que começa oficialmente na próxima quinta-feira (27).

Pela Avenida Oceânica, grupos diversos usaram e abusaram das fantasias e desfilaram com animação. Foi possível ver capoeiristas, pessoas vestidas de smurfs, palhacinhos, fantasias egípcias, acrobatas, fanfarras, descendentes de indígenas caracterizados e blocos afro. As cores e ritmos atraíam a atenção do público, crianças brincavam com espumas e confetes enquanto as bandinhas e grupos culturais passavam.

O Fuzuê contou com a participação de 44 grupos culturais, entre eles a banda A Mulherada, as Quadrilhas Juninas Forró Mandacaru, Forró Asa Branca e Forró do Luar, a Charanga Tamirzinho Kdis, a Escola de Samba Filhos da Feira, o Boi Tricotado, os Grupos Culturais Commanches do Pelô e Mascarados Maralegria, o samba junino Tô Aê, o grupo Paroano Sai Milhó, o Pierrot Tradição de Plataforma e os Afoxés Ayralogum, Babá Afoman, Filhos De Korin Efan, Korin Nagô e Relíquias Africanas.