Exclusivo

Disputa entre facções foi estopim para onda de violência em Jequié

De acordo com apuração exclusiva do PS Notícias, uma disputa entre as facções criminosas BDM e Comando Vermelho impulsionou os conflitos

Hildazio Santana e Tony Silva - Nucom/Seap
Hildazio Santana e Tony Silva - Nucom/Seap

Uma onda de violência resultou em oito homicídios em 32 horas na cidade de Jequié, no interior da Bahia. Após os crimes, a Secretaria de Administração Penitenciária transferiu seis internos do Conjunto Penal de Jequié (CPJe) para outras unidades prisionais.

De acordo com apuração exclusiva do PS Notícias, uma disputa entre as facções criminosas BDM e Comando Vermelho impulsionou os conflitos e homicídios registrados na cidade entre a virada do ano de 2025 e o dia 5 de janeiro.

Ainda conforme as informações obtidas, Paulo TG (de Jequié), Paulo Playboy (Ipiaú) e Valdir do Sem Terra (Itapetinga) formaram uma aliança para anexar bairros controlados pela facção rival. Em represália, Sandro Real, líder da facção BDM no município, ordenou ações de retaliação e uma série de crimes ocorreram na cidade.

Ainda segundo as informações, Paulo TG, antigo aliado de Sandro Real, rompeu a aliança e mudou de facção após desavenças.

Ordens internas

A equipe do PS Notícias apurou que duas lideranças criminosas da facção BDM e aliadas a Paulo TG ordenaram de dentro do Conjunto Penal de Jequié o início da “tomada” dos bairros explorados pelo Comando Vermelho.

Transferência

Com base nessas informações, a transferência de seis custodiados foram ordenadas. De acordo com a Seap, não houve intercorrência e as ações ocorreram sem interrupção das assistências básicas aos custodiados. 

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.